segunda-feira, 20 de maio de 2013

Atividades com o ábaco e perguntas desafiadoras

 

As atividades foram propostas a uma criança de 08 anos, que está no 3º ano do ensino fundamental. O aluno comentou que não conhecia o ábaco, então o grupo explicou que o ábaco iria auxiliá-lo nas atividades de contagem, adição e subtração. A seguir, demonstramos como trabalhar com o ábaco, explicamos que a primeira casa correspondia à unidade, a segunda correspondia à dezena, a terceira correspondia à centena e a quarta correspondia à unidade de milhar.
Ao iniciar a atividade proposta, o grupo retomou como utilizar as casas e percebeu insegurança por parte do aluno na primeira questão, pois ao realizar a atividade, foi questionado sobre a representação e ele explicou apontando para a questão, então o grupo disse que estava correto. Então, seguiu-se para mais duas questões.

Após as atividades, o aluno foi questionado novamente:

"O que você achou de trabalhar a matemática com o auxilio do ábaco?"
          

 "Por que você achou mais fácil realizar as atividades utilizando o ábaco?"
                  
"O que você gostou mais ao trabalhar a matemática com o ábaco?"

Conclusão: A criança apresentou interação e compreensão das casas  decimais com a utilização do ábaco, percebeu a possibilidade de realizar  diferentes operações e observou que quanto mais praticasse, mais fácil  seria fazer as atividades. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário