segunda-feira, 20 de maio de 2013

A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número.


O cálculo mental é a forma mais complexa da matemática, pois envolve agilidade na hora de resolver problemas matemáticos.
O responsável pela resolução do problema é a mente, que quanto mais aguçada, estimulada torna-se mais rápida para responder situações problema. Muitas vezes, o aluno responde as contas da lousa rapidamente, e quando lhe é perguntado, como o fez, ele responde: "Fiz de cabeça!".
Simples assim, muitas crianças são dotadas de uma inteligência lógico matemática e são capazes de resolver problemas matemáticos, fazer contas e falar a tabuada mais rápido do que outras que estariam usando uma calculadora, por exemplo. É importante estimulá-las a usarem a mente e o raciocínio lógico, mas sem esquecer que cada criança tem um acompanhamento diferente em cada disciplina, e claro, sempre respeitando o tempo delas.
Costuma-se usar uma forma bem eficaz para a compreensão de número, com crianças com 6 anos, fala-se um número à ela, e, se ela demorar para responder, pede-se que  pense na quantidade, afim de chegar a construção do número. Exemplo, diga o número 2, ela tem mais chance de interpretar antes do algarismo 2 objetos, então ela imagina, 2 bolas, 2 bonecas, ou seja 2 itens antes de qualquer coisa.
 
 
 

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário