quarta-feira, 13 de março de 2013

"Os degraus da aprendizagem"



O ensino da matemática deve ser iniciado a partir do básico, dando base para os outros degraus de aprendizagem da disciplina, tornando-se assim mais clara e objetiva e não aquele “monstro de 7 cabeças” como é visto quase sempre por quem aprende, por muitas vezes, mesmo sem querer, o professor não conseguir  ou não saber transmitir esse conhecimento.
Passar a matéria devagar e ir aumentando pouco a pouco o nível das atividades é o essencial e o certo, é importante que o mediador do conhecimento certifique-se de que o conteúdo que está sendo passado seja transmitido para seus alunos e absorvido também.  A aprendizagem inicial da criança necessita de coisas concretas, para que ela possa imaginar e concretizar a situação- problema que deve resolver, pois ela ainda não tem estrutura para decifrar problemas abstratos, precisa de exemplos, daquilo que ela conhece, vê e consegue pegar.
Nosso objetivo principal é sempre a aprendizagem da criança, somos a ponte mediadora do conhecimento. Devemos sempre orientar, ajudar, incentivar, dar um “feedback”, apontar erros e acertos, não para que o erro seja algo temido, mas para que seja gostoso acertar, compreender que é errando que se aprende, a criança necessita dessa interação para aprender e se aperfeiçoar cada vez mais. Porque aprender deve ser prazeroso e não algo chato, obrigatório e temido sempre.
Portanto, o diálogo é extremante essencial para o desenvolvimento em todos os aspectos. É muito importante também que cada um seja visto com singularidade, para que suas necessidades sejam supridas. 

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