domingo, 31 de março de 2013

Primeiros registros de números


 Nos museus de todo o mundo há inúmeros objetos com marcas, pertencentes a épocas antigas. São pedaços de pau com talhos, pedaços de barro com marcas e cordas com nós. Existem cavernas em cujas paredes podemos ver marcas talhadas ou pintadas.
Isso parece indicar que o homem sentiu necessidade de registrar o total de objetos que contava. E como se fazia isso? Para registrar o total de objetos ele usava também a correspondência um a um: uma marca para cada objeto.

A história da matemática, como e por quê surgiu






Os homens que viveram há milhares de anos não conheciam os números nem sabiam contar. Então, nos perguntamos como surgiram os números?
Antigamente, o homem para se alimentar não tinha tudo pronto no mercado para comprar, então, ele tinha que caçar, pescar e colher os frutos para sua própria sobrevivência. Morava em cavernas e para sua defesa eram usados paus e pedras.
Isso foi mudando aos pouquinhos. Como por exemplo, para o homem encontrar alimento suficiente para todos os membros do grupo foi se tornando cada vez mais difícil conforme a população aumentava e a caça ia se tornando mais rara. Ele  começou a procurar formas mais seguras e mais eficientes de atender às suas necessidades.
Foi então que ele começou a cultivar plantas e criar animais, surgindo a agricultura e o pastoreio, há cerca de 10.000 anos atrás.   

Os pastores de ovelhas tinham a necessidade de controlar os rebanhos. Precisavam saber se não faltavam ovelhas. Como eles podiam saber se alguma ovelha havia se perdido ou se outras haviam se juntado ao rebanho?
Alguns vestígios indicam que os pastores faziam o controle de seu rebanho usando conjuntos de pedras. Ao soltar as ovelhas, ele separava uma pedra para cada animal que passava e guardava o monte de pedras.  
Quando os animais voltavam, o pastor retirava do monte uma pedra para cada ovelha que passava. Se sobrassem pedras, ficaria sabendo que havia perdido ovelhas. Se faltassem pedras, saberia que o rebanho havia aumentado. Desta forma mantinha tudo controlado.





quarta-feira, 13 de março de 2013

"Os degraus da aprendizagem"



O ensino da matemática deve ser iniciado a partir do básico, dando base para os outros degraus de aprendizagem da disciplina, tornando-se assim mais clara e objetiva e não aquele “monstro de 7 cabeças” como é visto quase sempre por quem aprende, por muitas vezes, mesmo sem querer, o professor não conseguir  ou não saber transmitir esse conhecimento.
Passar a matéria devagar e ir aumentando pouco a pouco o nível das atividades é o essencial e o certo, é importante que o mediador do conhecimento certifique-se de que o conteúdo que está sendo passado seja transmitido para seus alunos e absorvido também.  A aprendizagem inicial da criança necessita de coisas concretas, para que ela possa imaginar e concretizar a situação- problema que deve resolver, pois ela ainda não tem estrutura para decifrar problemas abstratos, precisa de exemplos, daquilo que ela conhece, vê e consegue pegar.
Nosso objetivo principal é sempre a aprendizagem da criança, somos a ponte mediadora do conhecimento. Devemos sempre orientar, ajudar, incentivar, dar um “feedback”, apontar erros e acertos, não para que o erro seja algo temido, mas para que seja gostoso acertar, compreender que é errando que se aprende, a criança necessita dessa interação para aprender e se aperfeiçoar cada vez mais. Porque aprender deve ser prazeroso e não algo chato, obrigatório e temido sempre.
Portanto, o diálogo é extremante essencial para o desenvolvimento em todos os aspectos. É muito importante também que cada um seja visto com singularidade, para que suas necessidades sejam supridas.